terça-feira, 6 de agosto de 2013

A Rosa de Hiroshima - Parte 1


Há exatamente 68 anos, os EUA lançavam a primeira bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima no Japão, matando instantaneamente cerca de 80 mil e ferindo outros milhares devido aos efeitos "colaterais" da bomba como a radiação e as ondas de choque.
As bombas lançadas sobre as cidades de Hiroshima (06/08/1945) e Nagasaki (09/08/1945) aceleraram a rendição do Japão, fato que pôs fim à 2ª Guerra Mundial. Durante a conquista das áreas ocupadas pelos japoneses no Pacífico, os estadunidenses perceberam o quão difícil seria tomar o Japão. Os soldados japoneses não se rendiam, seu rígido código de honra e respeito ao imperador impediam que tal fato ocorresse. A rendição era considerada uma vergonha, uma desonra, sendo preferível, morrer a se tornar prisioneiro. Quando um soldado japonês não podia mais lutar eles cometiam o harakiri (suicídio, onde o soldado cortava sua barriga ou estômago com uma espada) para recuperar sua honra (fig.01). Na aeronáutica japonesa, os suicidas ficaram conhecidos como os Kamikases (pilotos que investiam seus aviões contra navios e porta-aviões dos EUA afim de causar uma maior quantidade de danos, ignorando suas próprias vidas, (fig.02). Devido a essas dificuldades, o Estado Maior das forças armadas dos EUA estimou que a invasão à ilha japonesa até sua capitulação custaria a vida de aproximadamente 1 milhão de soldados e levaria tempo. Mais uma vez a história mostrou que atitudes extremas resultam em consequências extremas.
Preocupados em "poupar" a vida de seus soldados e acabar com a guerra, os EUA autorizam o uso de armamento nuclear.
Hiroshima tinha escapado dos bombardeios convencionais e mantinha um "status" de cidade refúgio, recebendo pessoas que vinham de cidades bombardeadas anteriormente. Na manhã do dia 06/08/1945 o super bombardeiro B-29 da Força Aérea Americana, chamado de Enola Gay (em homenagem à mãe do piloto) lançou a bomba "Little Boy"(fig.03) sobre a cidade. Precisamente às 08:15 ocorreu a detonação. É importante dizer que a bomba não explodiu quando tocou o solo, mas sim a algumas centenas de metros acima, para potencializar a explosão (fig.04).
Pela 1ª vez na história da humanidade o homem fazia uso dessa tecnologia militarmente. As consequências foram devastadoras, as pessoas próximas a explosão foram desintegradas, restando apenas a sua "sombra" como mostradas em uma das imagens ao lado. A onda de choque ocasionada pela explosão devastou tudo em seu caminho. E por último mas não menos perverso a radiação matou milhares nos meses que se seguiram. 
Sem a rendição japonesa os EUA lançam outro artefato nuclear, o fat man (o gordo) sobre a cidade de Nagasaki matando aproximadamente 40 mil pessoas instantaneamente. Em 02 de Setembro de 1945 o Japão assinou a ata de rendição a bordo do USS Missouri, (fig.05) um dos encouraçados americanos bombardeados pelos japoneses quatro anos antes, no ataque japonês a Pearl harbor, que levou os EUA à guerra. Marcava-se o fim de uma era e o início de outra, a Guerra fria, incentivada pela corrida armamentista, baseada no poder do átomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário