
Praticamente
toda nossa vida social é moldada pela mídia, o que vestimos,
comemos, calçamos, corte de cabelo, higiene pessoal, tudo é
pré-determinado socialmente. Nesse contexto, somos bombardeados pela
publicidade que praticamente nos impõe os “padrões sociais”
para o convívio mútuo. Estar fora destes padrões significa ser
diferente, quase anormal. Há muito tempo, um grande pensador chamado
Maquiavel
disse algo interessante sobre a formação de consciência: “Existem
três espécies de cabeças; uma que compreende as coisas por si,
outra que sabe discernir o que os outros entendem e, por fim, uma
terceira, que não entende nem por si nem sabe avaliar o trabalho dos
outros. A primeira é excelente, a segunda muito boa e a terceira
inútil”.
Pois
bem, tomando como base essa premissa, a mídia utiliza o 3º tipo de
cabeça, que pode muito bem ser traduzida pela maioria da população
e incute ideias por meio da publicidade. Logo, pessoas imaginam que a
felicidade consiste em comprar roupas de marca, carros luxuosos e
tudo mais que o sistema capitalista oferece. Ledo engano. A
felicidade está nas pessoas e não nas coisas. As mentes frágeis se
deixam manipular e formam-se de acordo com o que é repassado nos
sistemas de informação. Criam-se monstros consumistas, que apenas
estão preocupados com o Eu. O próximo, ou o meio ambiente não
importam. Já ouvi relatos de pessoas que trabalharam a vida toda
para comprar o carro X ou Y para aí sim, sentirem-se realizadas como
indivíduos. São sonhos projetados pelo sistema, que se refletem nas
pessoas, por meio da mídia.
E
não pensem que isso só acontece no sistema capitalista. Durante os
anos em que os regimes totalitários estavam em vigor na URSS, ou
mesmo no Nazismo alemão, o Estado controlava diretamente os meios de
comunicação para repassar a sua ideologia. Claro, a ênfase não
era o consumo, mas a subserviência ao Estado. Tudo que não
interessava ao Estado era barrado por meio da censura. Você sabe o
que é censura? Manipulação de informação para
dominação das massas. Quer um exemplo? Copa do Mundo de 2010, jogo
entre Brasil e Coreia do Norte. Você lembra quem venceu? Sim, o
Brasil, por 2x1. Na Coreia do Norte foi diferente, sua seleção
chegou como vencedora do jogo! Mas como pode? Muito simples, em um
país onde os meios de comunicação são manipulados pelo Estado, a
única verdade é aquela dita pelos governantes. É claro, com o
passar dos dias eles descobriram que fomos nós que vencemos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário