sexta-feira, 26 de abril de 2013

Chechenos em Boston - Os destruidores de sonhos



O mundo assistiu atônito, as explosões na maratona de Boston (EUA) no dia 15/04, onde morreram três pessoas, alguns foram mutilados, e dezenas seguem internadas, provavelmente, com muitas chances de acabar com sequelas deste ato horrendo. Aparentemente, dois irmãos de origem chechena (região da Rússia) são os principais suspeitos desta terrível atrocidade. Hoje, vamos falar dos motivos que levaram a concretização desta barbárie, se é que existem motivos que justifiquem tais atos.
A Chechênia é uma região que faz parte do território russo, portanto administrada e mantida com mão de ferro por esse governo. Com o fim da URSS, um grupo de representantes do povo, formou um parlamento de se declarou “independente” do governo russo. Nenhum país mundial reconheceu tal fato. Alguns países já chegaram a declarar abertamente um apoio à independência, como os EUA e a Arábia Saudita.

A Rússia não aceitou a declaração de independência, mandou tropas e iniciaram-se várias guerras civis, entre chechenos separatistas e o exército russo. Com o tempo, ocorreram disputas internas pelo poder entre os próprios libertários, que desde 1994 a 2003, ocasionaram a morte de aproximadamente 150 mil pessoas.
Geograficamente, a Chechênia está localizada na Europa oriental, em uma região de ligação da Europa, com a Ásia. Essa região é chamada de Ciscaucásia e sofre conflitos frequentes, ora pela libertação de alguma nação impositora, com o caso da Chechênia, ora por conflitos resultantes das diferenças étnicas existentes no território, uma vez, que diversos povos ocupam a mesma região, formando um verdadeiro “caldeirão étnico”, cada um com língua, costumes, tradições e religião diferente.
Para a Rússia essa é uma região estratégica, não existindo a menor possibilidade de se tornar independente, pois é nessa região que passam os oleodutos dos poços de petróleo do Mar Cáspio até a Rússia. Parte significativa do petróleo que a Rússia exporta para a Europa vem do Mar Cáspio e passa por esta região. Muitos países apoiaram os grupos armados separatistas chechenos, entre eles os grupos islâmicos, responsáveis por grande parte dos atentados terroristas ocorridos na região, principalmente pela detonação de explosivos convencionais, fabricados de forma caseira ou comprados de forma ilegal no mercado negro.
Não existe uma solução a curto prazo para este impasse. Muitos outros países da região tiveram que trilhar um caminho doloroso de guerra civil por anos, até décadas como foi o caso da Bósnia, Croácia, sérvia, Montenegro, Geórgia etc. Esperamos que o preço da liberdade não seja tão elevado, a ponto de cobrar a vida de inocentes, que tiveram seus sonhos interrompidos à favor do sonho de outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário