segunda-feira, 11 de março de 2013

Coreia do Norte - Parte 02

O Paralelo 38° N, foi escolhido para ser a fronteira entre as Coreias, logo após o término da Guerra da Coreia em 27/07/1953. Na verdade é um equívoco dizer que a guerra acabou. Nunca houve rendição, ou mesmo, acordo de paz entre esses dois países. Essa "linha divisória" já existia desde 1945, assinada mediante acordos entre a União Soviética e os EUA. Lembrem-se que neste período, o  mundo era dividido em zonas, ou áreas de influência. O chamado mundo bipolar, ou Guerra fria era representado por potências militares, que tentavam demonstrar ao mundo uma certa superioridade em relação à outra. Assim, nunca houve um confronto direto (no país de origem) entre essas potências, mas as mesmas foram responsáveis por financiar, oferecer equipamentos, armamentos bélicos e até soldados para os campos de batalha.
Na guerra da Coreia não foi diferente. O conflito que se iniciou em 1950 e contou com apoio da China e da União Soviética, injetando maciços esforços de guerra ao lado da Coreia do Norte, para tentar vencer as forças capitalistas, representadas pela Coreia do Sul e seus principais aliados, os EUA, Austrália e Nova Zelândia, apoiadas pela ONU. A Guerra pode ser dividida em três fases:

1ª Fase: Expansionismo Norte-coreano:
A guerra se inicia com a invasão Norte Coreana ao Sul, tropas comunistas atravessaram o paralelo 38° N e tomam a capital Seul, em uma semana. A ONU decide intervir, mandando tropas lideradas pelos EUA e seus aliados.

2ª Fase: Expansionismo Sul-coreano:
 A Coreia do Sul apoiada pelos EUA e seus aliados, fazem o uso maciço de ataques aéreos, conseguem recuperar seu território. Ultrapassam o paralelo 38° N e partem rumo a Coreia do Norte, conquistando sua capital, Pyongyang.


3ª Fase: Intervenção Chinesa:
Com os aliados próximos à sua fronteira, a China decide intervir. Projeta sua máquina de guerra para reconquistar o território perdido da Coreia do Norte. Seu fantástico exército empurrou os EUA e seus aliados novamente para o Sul, próximos ao paralelo 38° N.
A partir daí, os lados envolvidos entraram em negociações e se seguiu um cessar-fogo (trégua por tempo indeterminado) que já perdura há quase 60 anos. Em teoria as Coreias ainda estão em guerra, uma vez que não houve a assinatura de rendição de um dos lados, ou mesmo um armistício. Por esse motivo, percebe-se uma tensão crescente na região, devido aos interesses militares da Coreia do Norte em possuir armamentos nucleares, eleva os "ânimos" e trás à tona a possibilidade deste conflito continuar.
É importante destacar também, que foi nesta guerra que teve-se o primeiro conflito jato x jato da história, marcando assim o uso de uma nova tecnologia nos céus. Desenvolvido pelos nazistas no final da 2ª Guerra Mundial, o avião a jato, agora estava sendo utilizado pelas potências da Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário